Empresa foi a 1ª do setor portuário a obter a certificação OEA

A Localfrio passa a ter mais um diferencial competitivo no comércio exterior em relação a outros players logísticos. O Terminal I Alfandegado de Suape, em Pernambuco, foi o primeiro do país a conquistar a certificação OEA (Operador Econômico Autorizado), que garante maior confiabilidade, segurança e agilidade no comércio internacional.

Além de representar baixo risco nas operações em termos de segurança física de carga e no cumprimento de suas obrigações aduaneiras, o certificado também possibilita uma aliança junto à alfândega capaz de aproximar e agilizar processos de exportação e importação.

Já obrigatório na União Europeia, o status de OEA será o grande diferencial de mercado nos próximos anos. O parceiro logístico que se adequar e conquistar a certificação irá oferecer ao embarcador a chance de analisar processos, examinar padrões e identificar as fraquezas corporativas ou organizacionais que possibilitam que o cliente tenha maior segurança. As empresas certificadas como OEA estarão à frente no cenário, já que as próprias legislações aduaneiras estão cada vez mais criteriosas com relação à segurança.

A importância desta conquista é tamanha que a própria Receita Federal – órgão responsável pela análise e emissão do mesmo – tem a expectativa de que o Brasil seja conhecido como um líder mundial no controle e na gestão dos fluxos do comércio exterior, por meio do Programa OEA, até 2019. Atualmente, o Operador Econômico Autorizado já é reconhecido em mais de 64 países.

Para o CEO da Localfrio, Hélio Jr., a certificação OEA ganha ainda mais importância e notoriedade por ser um programa de adesão voluntária. “A Localfrio foi a pioneira nesta conquista. Por isso, a iniciativa de buscar pela certificação de forma voluntária, só reitera o fato de sermos uma empresa de visão e com compromisso de segurança e agilidade no mercado”, explica.

A obtenção deste “selo de garantia” envolveu muitas áreas da empresa, do setor operacional ao administrativo, ao longo de 8 meses. “Todo o processo de certificação foi realizado dentro das metodologias de Gestão de Projetos, em parceria com o setor de Processos e Qualidade. Isso garantiu o êxito na certificação e a efetiva aplicação dos conceitos de OEA nas rotinas da empresa”, afirma.

SOBRE A LOCALFRIO
A Localfrio opera há mais de 60 anos, de Norte a Sul, nos principais portos do Brasil. Trabalhando de maneira inteligente e personalizada, a empresa conta com profissionais altamente especializados e tecnologia de ponta para soluções integradas e customizadas em todas as unidades de negócios.

Operando em sete unidades de negócios que são referências em todo o país, a Localfrio possui o know-how e qualidade em todos os tipos de cargas, adaptando-se aos diversos segmentos, oferecendo serviços integrados em terminal alfandegado, armazém geral, transporte e armazém frigorífico.

ATENDIMENTO:

Departamento de Comunicação & Marketing
Mariela Braga
(11) 94138-4793 / (11) 3049-6570
mariela.braga@localfrio.com.br

Assessoria de Imprensa – OPTIMA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
(13) 3061-2201 / (13) 3011-2909
Thiago Guedes: thiago@optimacomunicacao.com.br
Ricardo Tomassis: ricardo@optimacomunicacao.com.br
www.optimacomunicacao.com.br