Para diretor comercial, modal é hoje uma das principais alternativas logísticas do País.

A Localfrio acredita que a cabotagem hoje é uma das principais alternativas logísticas do País. Para Eduardo Razuck, diretor comercial da Localfrio, ainda existem muitas limitações importantes em termos de infraestrutura rodoviária, ferroviária e aquaviária, “fazendo com que a cabotagem se torne, sem dúvida, a melhor opção para o transporte nacional de média e longa distância”, explica.

Segundo o executivo, as operações do modal tem evoluído muito nos últimos anos, principalmente pela crescente exigência de eficiência que o mercado cobra cada vez mais. “Vemos um aumento significativo na utilização desse modal, principalmente nos dias de hoje em que o mercado está exigindo maior eficiência de tempo e custos. Nem sempre a cabotagem será o modal mais eficiente em questão de tempo, mas com um bom planejamento da cadeia logística é possível se adequar aos tempos do modal, visando um impacto positivo em redução de custo e diminuição de riscos”.

Operando em três terminais capacitados para cargas de cabotagem, ele explica que hoje a companhia possui operações do modal no Porto de Santos, através do Terminal 2, localizado na margem esquerda do porto; em Itajaí, onde operam no Terminal Redex, e em Suape, onde possuem a maior participação da empresa no negócio da cabotagem. “Nós conseguimos inclusive, uma licença especial para operar carga de cabotagem em zona primária através da MP ALF/SPE nº 5, que permite que os terminais alfandegados do Porto de Suape possam operar com cargas de cabotagem em seus recintos e armazenar essas mercadorias por até quinze dias, o que antes só era permitido em empresas de logísticas situadas fora da zona primária portuária”, ressalta o diretor comercial.

Com expectativa de crescimento para o modal de 15% a 17%, Razuck destaca que esse cenário ainda depende do desenvolvimento econômico do país no segundo semestre. Para saber mais sobre a cabotagem, previsões, benefícios e perspectivas do modal, visite o mais novo endereço eletrônico do Grupo Guia, www.portocabotagem.com.br. No site, é possível, ainda, ter acesso a um estudo exclusivo sobre este meio de transporte, além de informações relacionadas ao evento “A Hora da Cabotagem” e ao curso online “Migrando para Cabotagem”.