Empresa oferece serviço para enxugar cadeia logística das indústrias

A Localfrio acaba de desenvolver uma solução logística para a indústria farmacêutica brasileira. O segmento, que vai na contramão da economia e apresenta taxa de dois dígitos de crescimento nos últimos cinco anos, ainda depende em grande parte de matéria-prima importada de países da Europa, Índia e México, já que a produção em território nacional esbarra na falta de desenvolvimento tecnológico-científico e nos altos custos.

Estas grandes empresas possuem, no entanto, um entrave na importação de insumos e produtos acabados que, ao chegarem ao Brasil, pelo Porto de Santos, seguem para a zona secundária, em terminais distantes – aumentando os custos com transporte –  além da demora no processo de nacionalização e desova das cargas.

Atenta a este cenário, a Localfrio, em parceria com a Dachser estudou e identificou a viabilidade de oferecer um serviço exclusivo para o segmento. A empresa, única da zona primária do Porto de Santos que possui estrutura refrigerada, ofereceu à parceira Dachser, agente de cargas multinacional, a possibilidade de vender a seus clientes, grandes laboratórios farmacêuticos, os serviços de nacionalização, desova e armazenagem de mercadorias importadas.

A Dachser rapidamente aprovou o projeto, já que, além de eliminar etapas de uma cadeia logística inflada, reduzindo os custos com transporte e demurrage (pagamento extra pela utilização do contêiner vazio), traz ganhos operacionais, pois a Localfrio possui uma área frigorífica exclusiva para o segmento, deixando a carga do cliente – cara e delicada – menos exposta a riscos. Outros diferenciais importantes são a presença nacional da Localfrio – a empresa está nos 3 maiores portos do país – e a possibilidade de customizar as operações, com certificações específicas, rígidos procedimentos de qualidade e atendimento personalizado.

A Dachser já faz uso desta solução para três grandes laboratórios e, operando há cerca de três meses, já comemora os resultados com a equipe comercial da Localfrio. “Os clientes estão muito satisfeitos com o serviço, e nos deram ótimos feedbacks, que nos permitiram otimizar processos para atendê-los ainda melhor”, revela Marcelo Vitorino, Diretor Comercial da Localfrio.

Segundo Vitorino, outros clientes também já demonstraram interesse na solução. “O objetivo da Localfrio é se tornar referência em estrutura logística no Porto de Santos para o segmento farmacêutico. Além do aperfeiçoamento em processos, estamos também fazendo investimentos de infraestrutura nas câmaras frigoríficas do nosso terminal”, completa.